Decisão atende pedido do Ministério Público do RJ
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que Rogério de Andrade continue preso no sistema penitenciário federal, atendendo a solicitação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Andrade é acusado pelo homicídio qualificado de Fernando de Miranda Iggnácio, ocorrido em novembro de 2020 no Recreio dos Bandeirantes.
Fernando Iggnácio foi morto com tiros de fuzil no estacionamento do heliporto Helimar, quando chegava para pegar seu carro após retornar de helicóptero da casa de praia em Angra dos Reis. Os disparos partiram de criminosos escondidos em um terreno ao lado do local.
O ministro Rogerio Schietti Cruz, do STJ, suspendeu a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que autorizava a transferência de Andrade para o sistema prisional estadual. A justificativa foi a manutenção do risco à ordem pública e a influência do contraventor em organizações criminosas e órgãos de segurança.
Além disso, o ex-policial militar Rodrigo da Silva das Neves foi condenado a nove meses e 18 dias de reclusão pela execução de Fernando Iggnácio. Outros envolvidos no crime aguardam julgamento, enquanto um suspeito foi encontrado morto em 2022.
A decisão reforça o compromisso das autoridades em manter sob custódia indivíduos considerados de alta periculosidade e com envolvimento em crimes graves no Rio de Janeiro.