Presidente participa da reunião em Évian-les-Bains para debater parcerias e governança internacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para a França onde, entre os dias 15 e 17 de junho, participará pela décima vez da Cúpula do G7, encontro que reúne as maiores economias do mundo. Representando o Brasil como convidado, Lula deve cobrar a ampliação da Assistência Oficial ao Desenvolvimento (AOD), recurso financeiro destinado a países em vulnerabilidade econômica.
Durante o evento, que acontece em Évian-les-Bains, o presidente brasileiro também abordará a necessidade de reformar a governança global, destacando a importância de fortalecer instituições multilaterais como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização das Nações Unidas (ONU). A pauta surge em meio a tensões recentes no comércio internacional e a discussões sobre o papel dessas entidades.
Além dos temas econômicos e políticos, a comitiva do Brasil participará de um almoço dedicado à Inteligência Artificial (IA), onde serão discutidos os desafios e oportunidades da tecnologia. No país, a regulação da IA está em tramitação no Congresso Nacional, buscando garantir o uso ético e seguro da inovação.
O G7, presidido pela França neste ano, também inclui debates sobre proteção de crianças no ambiente digital, combate ao narcotráfico, luta contra o câncer e exploração de minerais críticos, assunto de interesse para o Brasil devido às suas reservas naturais. Embora não seja membro pleno, o Brasil terá voz em diversas discussões, reforçando sua posição em temas globais relevantes.
A participação de Lula na cúpula reforça o compromisso brasileiro com a cooperação internacional e a busca por soluções conjuntas para desafios econômicos e sociais, mantendo o país ativo nos principais fóruns globais.