Governo de Alagoas inicia pavimentação que conecta Jacuípe à BR-101 e amplia mobilidade no interior

Obra de 15 km vai melhorar acesso e fortalecer economia local

O Governo de Alagoas deu início a uma obra estratégica para melhorar o trânsito e a mobilidade no interior do estado. Na última segunda-feira (25), o governador Paulo Dantas assinou a ordem de serviço para a pavimentação da estrada que ligará o município de Jacuípe à cidade de Campestre, criando uma conexão direta com a rodovia federal BR-101.

O novo trecho terá aproximadamente 15 quilômetros de extensão e receberá pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização horizontal e vertical. O investimento previsto ultrapassa R$ 44 milhões, recursos provenientes do Tesouro Estadual, e a execução ficará a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A ligação facilitará o acesso de Jacuípe à BR-101, atualmente dificultado, o que deve impulsionar o desenvolvimento econômico e o turismo local, especialmente com a futura operação do Aeroporto de Maragogi, no Litoral Norte. A prefeita Mayara Cristina destacou que a obra mudará a realidade do município, que hoje enfrenta limitações devido à ausência dessa conexão.

Além da pavimentação, o governo entregou melhorias no Distrito Boa Vista, em Jacuípe, incluindo asfaltamento e drenagem de vias, com investimento de R$ 750 mil via Programa Pró-Estrada. Também foi assinada a ordem de serviço para o desassoreamento do Rio Jacuípe e construção de muro de arrimo, com investimento superior a R$ 9 milhões, ação que visa reduzir riscos de alagamentos na região.

O diretor do DER, Iran Menezes, informou que os trabalhos preparatórios já começaram e a previsão é concluir a obra em até 365 dias, podendo o prazo ser reduzido conforme as condições climáticas.