Rebeca Andrade retorna com ouro no salto no Pan-Americano de Ginástica no Rio

Ginasta conquista medalha após período sabático de um ano e meio

Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica do Brasil, brilhou no Pan-Americano de Ginástica Artística ao conquistar a medalha de ouro no salto, neste domingo, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A atleta, que havia garantido a prata na competição por equipes na última quarta-feira, disputou apenas o salto individual após um longo período afastada das competições internacionais.

As finais por aparelho reuniram neste domingo os oito melhores ginastas em cada categoria na Arena Carioca. Antes da apresentação de Rebeca, Vitaly Guimarães garantiu o bronze no solo masculino, enquanto Diogo Soares ficou fora do pódio no cavalo após uma queda.

Na decisão do salto, Rebeca foi a última a se apresentar e executou com precisão o Yurchenko com dupla pirueta e o Lopez, alcançando média de 14.266 pontos. A canadense Lia Monica Fontaine ficou com a prata (14.249) e a americana Claire Pease levou o bronze (13.916). Na fase classificatória, Rebeca já havia obtido a melhor nota com 14.549.

Após cerca de um ano e meio afastada para um período sabático e recuperação, a ginasta retomou os treinamentos em janeiro, dedicando os primeiros meses à fisioterapia. Seu foco agora está nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, com a intenção de participar do Campeonato Mundial em Roterdã, em outubro.

O Brasil garantiu vaga para o Mundial ao terminar em segundo lugar no feminino no Pan-Americano, reforçando o potencial da equipe para as próximas competições internacionais.