Hospital de Emergência do Agreste registra aumento nos atendimentos por acidentes de moto

Casos cresceram nos últimos três anos em Arapiraca

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, registrou crescimento no número de atendimentos a vítimas de acidentes com motocicletas entre 2023 e 2025. De acordo com dados do Serviço de Epidemiologia Hospitalar divulgados nesta sexta-feira (12), a média diária passou de 21,6 para 25,8 casos, indicando uma tendência de alta nos atendimentos.

Referência para 46 municípios da II Macrorregião de Saúde de Alagoas, que inclui o Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, o HEA contabilizou 42.010 atendimentos relacionados a acidentes de transporte no período. Desses, 25.930 envolveram motocicletas, reforçando a necessidade de ações preventivas para reduzir os índices.

Além dos acidentes de trânsito, o boletim apontou 19.658 notificações de doenças e agravos de notificação compulsória, como acidentes com animais peçonhentos, violência interpessoal e intoxicações exógenas. Escorpiões lideraram os casos envolvendo animais peçonhentos, enquanto tentativas de suicídio representaram quase metade dos registros de violência.

A coordenadora do Serviço de Epidemiologia, Ana Lúcia Alves, destacou que a divulgação dos dados visa apoiar gestores públicos na elaboração de políticas de saúde e prevenção, adaptadas às realidades locais. O monitoramento contínuo também contribui para o controle de surtos e o planejamento de ações estratégicas na região.

O boletim ainda revelou preocupações com agressões por cães e gatos, que resultaram em 3.872 atendimentos antirrábicos, e com acidentes de trabalho graves, contabilizando 311 notificações. A equipe técnica ressalta que esses números podem ser subnotificados, especialmente em atividades informais.

O trabalho realizado pelo Serviço de Epidemiologia Hospitalar é fundamental para acompanhar os principais agravos atendidos no HEA e orientar medidas que visem melhorar a qualidade de vida da população atendida.