Rio de Janeiro fecha acordo para reduzir preço do gás natural veicular

GNV pode ficar até 6,5% mais barato para 1,5 milhão de motoristas

O governo do Rio de Janeiro firmou um acordo com a Petrobras e a concessionária Naturgy para reduzir o preço do gás natural veicular (GNV) em aproximadamente 6,5%. A medida beneficiará cerca de 1,5 milhão de motoristas que utilizam veículos a gás no estado. Além disso, o acordo prevê descontos no gás de cozinha e no gás fornecido para uso industrial.

A redução exata será calculada pela Naturgy e submetida à aprovação da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). Após a validação, a nova tarifa será implementada oficialmente. Estima-se que o gás natural para indústrias tenha uma queda de 6%, enquanto o gás de cozinha ficará 2,5% mais acessível para os consumidores residenciais.

O aditivo contratual com a Naturgy foi homologado pela Agenersa na última quinta-feira (14) e os detalhes serão divulgados no Diário Oficial do Estado na próxima semana. A Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar destaca que essa iniciativa representa uma política pública energética importante para o Rio, que é o principal mercado de GNV do país devido à sua produção local e incentivos fiscais, como o desconto no IPVA para veículos movidos a gás.

Em 2025, o Rio de Janeiro respondeu por quase 77% da produção nacional de gás natural, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A redução dos preços ocorre em um contexto de alta nos valores internacionais dos derivados de petróleo, motivada por tensões geopolíticas no Oriente Médio, mas o GNV tem se mantido estável e até apresentou queda recente, segundo o IBGE.

A Petrobras tem investido no aumento da produção de gás natural como estratégia para conter os preços, elevando a oferta de 29 milhões para cerca de 50 milhões de metros cúbicos diários desde meados de 2024. A estatal também relaciona o preço mais baixo do gás à retomada da produção de fertilizantes, essencial para a agricultura brasileira.

Com essa parceria, o Rio de Janeiro reforça sua posição estratégica no setor energético, buscando aliviar o custo do gás para consumidores e indústrias, contribuindo para a economia local e a sustentabilidade do mercado.