Vice-presidente defende avanço do trecho até Porto de Suape junto ao TCU
O governo federal anunciou esforços para garantir a retomada das obras da ferrovia Transnordestina no trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, em Pernambuco. A iniciativa foi destacada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que afirmou estar atuando junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que a construção seja liberada o quanto antes.
Em maio, o TCU suspendeu a contratação das obras no trecho que liga os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho até a apresentação de novos estudos que comprovem a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto. A obra, que havia sido devolvida pela concessionária Transnordestina Logística S.A. em 2022, foi retomada como empreendimento público.
O governo considera o trecho estratégico para o desenvolvimento regional, pois deve reduzir custos logísticos e gerar empregos. No momento, o processo no TCU envolve a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério dos Transportes, que precisam apresentar um plano atualizado para a conclusão dos estudos de viabilidade.
Além da ferrovia, Alckmin participou da inauguração do primeiro terminal de contêineres 100% eletrificado da América Latina, no Porto de Suape, que amplia em 55% a capacidade do complexo portuário. O vice-presidente também assinou ordens de serviço para obras de drenagem e urbanização em Recife, além de investimentos para a dragagem e modernização da infraestrutura do Porto do Recife.
Essas ações fazem parte de um esforço conjunto para melhorar a logística e a infraestrutura da região, com investimentos federais significativos previstos até o final de 2026.