Mais de 26 mil agricultores recebem benefício na safra 2024/2025
Mais de 26 mil agricultores familiares de Alagoas foram beneficiados com o Garantia-Safra 2024/2025, que injetou cerca de R$ 32 milhões na economia de 34 municípios do estado. Esse montante representa o segundo maior valor liberado na história do programa no estado, ficando atrás apenas da safra 2011/2012, marcada por estiagem severa. Os dados foram divulgados no jornal Gazeta Rural.
Os pagamentos começaram em março, com a liberação de parcelas únicas de R$ 1.200 para agricultores de 31 municípios. O último lote, destinado a Traipu, contemplou mais de 1.500 produtores após análise do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O Governo de Alagoas contribuiu com mais de R$ 4 milhões para o fundo estadual, que também recebe recursos da União, municípios e dos próprios agricultores.
Segundo o secretário da Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo, o benefício movimenta a economia local ao garantir renda aos produtores, que também receberam sementes de milho e feijão pelo programa Planta Alagoas, reforçando o plantio e a colheita. Municípios como Água Branca, Batalha, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar e Traipu estão entre os que tiveram perdas comprovadas por estiagem ou excesso de chuvas na safra atual.
O Garantia-Safra, vinculado ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), oferece suporte financeiro a agricultores que comprovam perdas causadas por condições climáticas adversas. Produtores com pendências no Número de Identificação Social (NIS) devem regularizar a situação na Rede CAF, e aqueles com benefícios bloqueados podem solicitar defesa pela plataforma Gov.br.
O programa segue como importante instrumento para garantir a sustentabilidade da agricultura familiar e a movimentação econômica nas regiões afetadas por adversidades climáticas em Alagoas.
