Operação brasileira atua em meio a cenário crítico de destruição e falta de serviços básicos
O Brasil iniciou neste sábado (27) uma operação de busca e resgate na Venezuela, afetada por um terremoto que causou grande destruição e deixou a população sem acesso a serviços essenciais. A ação, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, envolve uma força-tarefa internacional dedicada à localização de sobreviventes.
Foram enviados ao país vizinho cerca de 10 toneladas de equipamentos, incluindo uma caminhonete, 37 bombeiros militares e quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As equipes brasileiras atuam a partir de uma base improvisada na região de Los Corales, prestando suporte às autoridades locais.
No primeiro dia de operação, os esforços focaram na busca por vítimas soterradas, utilizando sensores de movimento, aparelhos para captar sinais de celulares e seis cães farejadores. O governo brasileiro também prepara o envio de reforços, como uma Unidade Avançada de Trauma do Hospital de Campanha da Marinha e militares para operar equipamentos de purificação de água.
De acordo com o diretor do Departamento de Preparação e Socorro da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Armin Braun, a situação no local é extremamente grave, com ausência de água e energia, além de muitas pessoas desabrigadas. A operação segue em ritmo acelerado para minimizar os impactos da tragédia.