Ação integrada combate tráfico e armas na divisa com Sergipe
Duas pessoas foram detidas em Penedo durante a operação Protetor das Divisas, realizada nesta quarta-feira (10) pelas Polícias Civil e Militar. A ação, parte do Programa Brasil Contra o Crime Organizado do Ministério da Justiça, cumpriu mandados de busca e apreensão visando desarticular grupos criminosos que utilizam a região para o tráfico de drogas e armas.
Coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, em conjunto com a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado e o Comando de Missões Especiais, a operação focou em pontos estratégicos da cidade ribeirinha, que faz fronteira com Sergipe pelo Rio São Francisco. Um dos suspeitos, considerado braço direito de uma liderança do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi ferido em confronto ao resistir à prisão e posteriormente não resistiu aos ferimentos.
Além da apreensão de armas e entorpecentes, as investigações indicam que o homem preso coordenava a logística para o transporte e distribuição de drogas e armamentos, inclusive provenientes de outros estados. Penedo integra um plano estratégico de atuação integrada, junto a outras cidades da região, para monitoramento constante das atividades criminosas.
Desde o início do programa, em maio, as operações nas divisas de Alagoas já resultaram em prejuízos superiores a R$ 1,2 milhão para organizações criminosas, com 21 pessoas presas, 23,7 kg de drogas e oito armas apreendidas. A ação reforça o compromisso das forças de segurança em combater o crime organizado na região.
